sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Minha contribuição

Projeto De Aula Para Turma De 7ª Série Do Ensino Fundamental


Nazira Ap. Felix De Mello Marques
CEDERJ- Três Rios 2007-3

Reprodução

Aula 1: Puberdade

“Quero sentir a brisa quente, dormir debaixo de uma palmeira, sentir o agito do oceano, embarcar num trem veloz, viajar num avião a jato para bem longe e me libertar!”

Objetivos

1) Identificar as características peculiares do sexo feminino e seu desenvolvimento na puberdade;
2) Identificar as características peculiares do sexo masculino e seu desenvolvimento na puberdade;
3) Compreender a relação do aparelho genital feminino com a função reprodutiva;
4) Compreender o ciclo menstrual e sua regulação;
5) Refletir sobre as mudanças comportamentais das pessoas nas diferentes décadas e as formas de relacionamento na amizade, no namoro e casamento, assim como outras influências que marcaram a evolução dos hábitos, costumes e valores.
6) Aperfeiçoamento em pesquisas na Internet;
7) Atualização do blog de ciências.

Puberdade

Carlos amava Dora que amava Lia que amava Lea que amava Paulo que amava Juca que amava Dora que amava Carlos Que amava Dora que amava Rita Que amava Dito que amava Rita que amava Carlos Que amava Dora que amava Pedro que não amava ninguém.
O poema descreve o desabrochar da sexualidade na adolescência numa recriação de um outro poema de Carlo Drummond de Andrade. Esse é um tema que além de ser corrente em nossas conversas, também tem a ver com nosso corpo, com a nossa maneira de ser, com as escolhas que fazemos. Utilizando um editor de texto, comente o significado do poema para você. Relacione a parte do texto em negrito com o título dessa aula.
As atividades deverão ser publicadas no blog de ciências da sua turma.
Para mais informações visite o site http://www.brasilescola.com/sexualidade/puberdade.htm


Cor De Rosa - Choque


Nas duas faces de Eva
A bela e a fera
Um certo sorriso de quem nada quer
Sexo frágil, não foge à luta
E nem só de cama vive a mulher
Por isso não provoque
É cor de rosa–choque
Não provoque
É cor de rosa–choque
Mulher é bicho esquisito
Todo mês sangra
Um sexto sentido maior que a razão
Gata borralheira, você é princesa
Dondoca é uma espécie em extinção
Por isso não provoque
É cor de rosa–choque.

Rita Lee e Roberto de Carvalho




Refletindo Sobre a Letra Da Música Cor De Rosa-choque:

O que você entende por “dondoca é uma espécie em extinção”? Você concorda com essa afirmativa? Há algum sentido em chamar mulher “de sexo frágil”? Você acha que mulheres e homens têm os mesmos direitos e deveres na sociedade? Pesquise na Internet se há, na prática, diferenças nos salários de homens e mulheres que exerçam a mesma função.Você sabe explicar por que a mulher “todo mês sangra” e se isso não acontecer o que pode significar?
Visite o site: www.elisabethsalgadoencontrandovoce.comadolescente.htm
Faça o texto num editor de texto e mande por e-mail para seu professor de ciências.
A atividade deverá ser publicada no blog de ciências da turma.

Introdução

Na passagem da infância para a adolescência, várias transformações ocorrem em nosso corpo e em nosso comportamento. Esse período de transformação é chamado puberdade.
A puberdade começa entre os 10 e 13 anos, para a maioria das meninas e entre 11 e 14 anos para os meninos. Nessa fase estão ocorrendo duas transformações importantes no organismo: as primárias e as secundárias. As primárias são importantes para a capacidade de reprodução, pois são alterações que ocorrem nos órgãos sexuais, que estão em processo de maturação, e as secundárias são resultantes de mudanças tanto no corpo como na mente.
Você sabe quais as principais mudanças que ocorrem no corpo de garotos e garotas na puberdade? Sabe como se dá o controle hormonal dos órgãos sexuais masculinos e femininos? O que é menstruação? Ovulação? E de que maneira o útero se prepara para a gravidez?

Ciclo Menstrual



A cada mês, o ovário lança na tuba uterina um óvulo pronto para ser fecundado. O endométrio, membrana que forra o útero, cresce e se prepara para abrigar e nutrir um embrião. Se o óvulo for fecundado, vai se alojar no endométrio, dando início à gravidez. Se não houver fecundação, o endométrio se rompe e uma parte dele, formada por células e sangue, é eliminada pela vagina: é a menstruação
Esse conjunto de acontecimentos que se repete todo mês é chamado ciclo menstrual e é controlado por hormônios da hipófise e do ovário. Vamos acompanhar com mais detalhes esse processo:
visite o site http://www.unifesp.br/grupos/rhumana/ciclo.htm



Resumindo

O primeiro dia da menstruação marca o início do ciclo. A menstruação dura em média de três a sete dias. Se não houver fecundação, um novo ciclo começa 28 a 30 dias depois do início da menstruação. Mas a duração do ciclo pode variar de 21 a 38 dias, e a mesma mulher pode ter ciclos diferentes ao longo da vida. Essa irregularidade é comum nos primeiros anos da menstruação. Após a menstruação, o endométrio se regenera e volta a crescer, ficando cada vez mais espesso e cheio de sangue. Desse modo, se o óvulo for fecundado, encontrará condições ideais de sobrevivência no útero durante a gravidez. Se não houver fecundação, o endométrio é parcialmente eliminado,e um novo ciclo começa. Enquanto isso, dentro do ovário, o óvulo amadurece no meio de um cacho de células chamado folículo. Chega o momento em que o folículo se rompe, lançando na tuba uterina um óvulo: é a ovulação.
O óvulo só pode ser fecundado até um dia depois de lançado na tuba uterina. Se não ocorrer fecundação, o óvulo é destruído e absorvido pelo corpo. A menstruação ocorrerá, quase sempre 14 dias depois. A mulher tem mais chance de engravidar nos dias próximos à ovulação, no chamado período fértil.Como o espermatozóide continua apto a fecundar por cerca de 3 dias e em certas condições, por até mais tempo, a mulher terá mais chance de ficar grávida se tiver relações sexuais por volta dos 3 dias anteriores á ovulação e até 2 dias depois. Todas essas mudanças no útero e nos ovários são controladas por hormônios. Em linhas gerais, funciona assim: A hipófise produz hormônios que fazem um óvulo se desenvolver e ser lançado na tuba uterina.Os ovários também produzem hormônios que fazem o endométrio se regenerar depois da menstruação e ficar cheio de sangue,preparando o útero para receber um embrião.


Agora Faça O Seu Resumo


Faça um resumo sobre ciclo menstrual. Na Internet, visite sites que mostrem gravuras ou animações e inclua no seu resumo. Envie para o e-mail do seu professor de ciências.

A atividade deverá ser publicada no blog de ciências da sua turma.


Atividades


1) Fazer uma pesquisa perguntando aos seus amigos do MSN, Orkut, vizinhos, colegas da escola etc, sobre o que eles acham mais importante no sexo oposto. Sugira pelo menos alguns atributos físicos como cor dos olhos altura etc, e outros psicológicos como companheirismo, honestidade, etc.
Publique a pesquisa no blog de ciências de sua turma.
2) Entreviste adultos de ambos os sexos, que foram adolescentes nos anos de 60/70/80/90, e peça que caracterizem como era nessa fase da vida a família, a escola, a moda, o namoro e o casamento.
Publique a entrevista no blog de ciências da sua turma.
3)Elabore uma história em quadrinhos em slides e dramatize uma das décadas pesquisada na entrevista. Caracterize-a com roupas apropriadas, os costumes e os valores vivenciados nas situações correspondentes. A história em quadrinhos deverá ser publicada no blog.
4) Na sala de aula, para o encerramento das atividades, participe de um debate entre colegas separados em dois grupos: masculino e feminino, para confrontar opiniões quanto as diferenças e semelhanças nas transformações que ocorrem na puberdade e como encara-las de forma positiva. Registre os principais pontos do debate no blog de ciências da turma.


Conclusão


A puberdade pode sinalizar o início de uma época muito agradável ao jovem. Por outro lado, pode indicar também o princípio de uma fase de insegurança, na qual as perguntas mais importantes que temos sobre nós mesmos permanecem sem respostas. Mas existem ainda outros problemas, em certo sentido ainda mais sérios. A falta de informação sobre o sexo e a vida amorosa precoce expõem os jovens aos riscos de doenças que podem ser graves e até fatais.
A sexualidade é uma forma de expressão dos sentimentos que nos acompanha desde o nascimento. De todos os seres vivos os humanos são os únicos em que a sexualidade está relacionada antes de tudo, ao prazer, ao desejo compartilhado.
Os seres humanos imaginam, pensam e avaliam, portanto devem preparar-se durante o desenvolvimento físico e psicológico para tomar decisões responsáveis quanto ao seu corpo, à sua reprodução e à saúde individual e coletiva.



Bibliografia


Ciências - Nosso corpo Fernando Gewandznadjer - 7ª série ed. Ática

- Ciências - Vol.3 Coleção BJ Nélio Bizzo e Marcello Jordão
ed. Brasil

Biologia – De olho no mundo do trabalho Sídio Machado –Vol.3- ed. Scipione

- Ciências – O corpo humano Carlos Barros e Wilson Paulino ed. Ática

http://www.brasilescola.com/sexualidade/puberdade.htm
www.elisabethsalgadoencontrandovoce.comadolescente.htm
http://www.unifesp.br/grupos/rhumana/ciclo.htm

Nenhum comentário: